INDUSTRIAL
A Castrol tornou-se o primeiro fornecedor de lubrificantes do mundo a oferecer lubrificantes carbono neutro para a indústria de turbinas eólicas.
Os óleos Castrol Optigear Synthetic CT 320 e o Castrol Synthetic X 320 são certificado para atender à especificação BSI PAS 2060[1] para alcançar e demonstrar a neutralidade completa de carbono para todo o ciclo de vida do produto.
Cumprindo essas especificações, cada litro de óleo usado é certificada para compensar 2,3 kg de CO2 equivalente (CO2e)[2] – ou 930 kg[3] ao reabastecer uma caixa de engrenagens típica da turbina eólica. Que é comparável ao CO2 produzido por um carro de passageiros médio dirigindo 2.229 milhas (3.587 km)[4].
“O enorme crescimento em energia renovável fez uma grande contribuição para a proteção do meio ambiente, mas nossos clientes são inovadores e sempre buscam novas maneiras de reduzir sua pegada de carbono e tomar medidas sobre a mudança climática”, disse Daryl Luke, gerente global de produtos da Castrol. “A Castrol está comprometida com a redução de carbono em todo o mundo, e com o Castrol Optigear Synthetic CT 320 e o Castrol Synthetic X 320 certificados como carbono neutro, nossos clientes podem agora resolver essas preocupações sem sacrificar o desempenho. Usando esses óleos de engrenagens carbono neutro, os fabricantes podem reduzir as emissões no primeiro enchimento e os operadores podem cortar sua pegada de carbono de longo prazo”.
UM CICLO DE VIDA CARBONO NEUTRO
A Castrol alcançou a neutralidade de carbono para o Castrol Optigear Synthetic CT 320 e para o Castrol Synthetic X 320 através de análise cuidadosa de todo o ciclo de vida do produto, desde a produção, até o transporte e eventual descarte no final da sua vida útil.
As emissões de gás do efeito estufa são zero para o Optigear e são alcançadas através de investimento em projetos em todo o mundo que visam reduzir o CO2 líquido e ao longo do tempo. Isso é administrado pelo BP Target Neutral[5], programa de gestão de carbono sem fins lucrativos da BP, que produz créditos de compensação de carbono de projetos que estão colocando em prática esquemas de redução de CO2 ou absorção da quantidade equivalente de CO2 da atmosfera. O investimento nos projetos também tem outros efeitos positivos, como a criação de empregos locais em economias rurais e a melhoria da qualidade do ar.
Investimentos atuais incluem um projeto de proteção florestal na Zâmbia[6] que está reduzindo as emissões de CO2em cerca de 210.316 toneladas por ano e um projeto hidrelétrico na China[7] que reduz as emissões em 500.000 toneladas por ano.
Todos os projetos da BP Target Neutral investem em apoiar as Metas de Desenvolvimento Sustentável da ONU[8] que, ao longo dos próximos 15 anos, visam acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir a prosperidade para todos.